Acordo entre UE e Mercosul pode sair em 2012

Mercosul e a União Europeia (UE) podem estar perto de fechar um acordo de livre comércio. O presidente da Delegação do Parlamento Europeu para as Relações com os Países do Mercosul, o deputado espanhol Luis Yáñez, afirmou que o acordo pode sair já em 2012, conforme informações da Agência Brasil. Ele lidera uma comitiva de 11 deputados europeus que veio ao Brasil para discutir os termos do acordo e verificar o ambiente para consolidar as propostas.


“Viemos transmitir às autoridades brasileiras, não só de governo, do Parlamento, dos meios de comunicação, da indústria, do mundo acadêmico, o que nós, europeus, pensamos sobre esse acordo e ver qual a reação do Brasil em relação a ele”, disse Yánes. A comitiva esteve em Brasília e segue agora para o Rio de Janeiro e para São Paulo.


O parlamentar afirmou que as negociações estão avançadas e que foram acordados mais de 90% dos pontos no setor industrial e mais de 80% no setor agrícola. No entanto, ele admite que ainda há resistência por parte de países de ambos os blocos. “Da parte europeia, a França e alguns países estão muito reticentes em fechar o acordo porque consideram que a competitividade do Brasil e do Mercosul, em geral, no terreno da carne bovina, pode arruinar seu próprio rebanho. Acho que é um exagero evidente e que, além disso, há elementos de compensação”, disse. “[A Argentina] tem medo de que sua indústria manufatureira também se arruíne com a entrada de produtos europeus”, completou.


Yánes acredita, no entanto, que os obstáculos serão superados. “Vai ser o maior acordo do mundo entre dois blocos regionais”.


Na próxima semana, haverá uma nova rodada de discussões em Assunção, no Paraguai, que ocupa a presidência do Mercosul. Em julho, os blocos se reúnem novamente para uma nova rodada em Bruxelas, na Bélgica.


As negociações entre Mercosul e UE foram paralisadas em 2004 e retomadas somente no ano passado. As conversações para a assinatura de um acordo de livre comércio entre os blocos começaram em 1995.

SXC
SXC