Acordo Mercosul-UE passará por consulta pública

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) anunciou que abrirá consulta pública sobre o Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia (UE).


A Circular da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) foi publicada nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial da União. Por meio da consulta, associações e entidades de classe terão até o dia 14 de janeiro de 2011 para manifestar suas posições em relação à proposta.


Acordo


As negociações entre Mercosul e UE tiveram início em 1995, porém, foram paralisadas formalmente em 2004 diante dos desentendimentos entre os líderes dos blocos. Em maio deste ano, comissários da UE aprovaram a retomada das negociações comerciais para a assinatura de um acordo de livre comércio com o Mercosul.


Segundo o MDIC, para que as conversas tenham êxito, será necessário “que os dois blocos façam movimentos sólidos e significativos na abertura de seus setores econômicos considerados sensíveis”. A proposta prevê que a UE realize esforços para a liberalização de seu setor agrícola ao Mercosul, enquanto este terá que se empenhar na abertura de seu setor industrial.

sxc
sxc