Alemães acreditam num país sem euro, diz pesquisa


De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Emnid e publicada no jornal alemão Bild no domingo (29), 51% dos alemães acreditam que seu país estaria melhor fora da zona do euro, união monetária que abrange 17 países da União Europeia (UE).



Em contrapartida, 29% dos entrevistados consideram que a saída do euro não é uma boa opção para a Alemanha.



Quando perguntados sobre a permanência da Grécia na moeda comum, 71% dos alemães comentaram que a saída do país seria a melhor opção caso os gregos não cumpram as medidas de austeridade impostas pelo bloco.



Merkel



Apenas um terço dos alemães ainda acredita que a chanceler Angela Merkel esteja tomando as decisões corretas em relação à crise da dívida na zona do euro. É o que aponta um levantamento feito pela agência de pesquisas internacional YouGov e também publicado no jornal Bild no domingo.  



Enquanto 33% dos entrevistados se declararam favoráveis à postura de Merkel diante da crise, 48% mostraram-se contrários ao modo como ela vem conduzindo as ações na zona do euro. De acordo com o Bild, tal indicador representa uma queda no apoio doméstico à chanceler nas últimas semanas, e pode comprometer sua intenção de buscar o terceiro mandato nas eleições federais de 2013.



No final de julho, um estudo da ZDF-Politbarometer mostrou que 63% dos alemães concordavam com a forma como Merkel estava lidando com as questões financeiras na zona do euro.

SXC
SXC