Alemães relatam sua experiência com a Copa

Responsável por um dos Mundiais de Futebol mais elogiadas dos últimos tempos, a Alemanha quer contribuir com o Brasil na organização da próxima Copa do Mundo, em 2014. Representantes da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) estiveram, na última semana, no III Fórum das Cidades-Sede da Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá, para compartilhar a experiência alemã com os representantes dos 12 municípios que receberão os jogos do megaevento.


O encontro contou com a presença da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa (Agecopa), do Comitê Executivo das Copas de Belo Horizonte e de representantes das demais sedes do Mundial e debateu temas como logística, segurança, sustentabilidade dos estádios, recrutamento de voluntários, comunicação e mídia, entre outros.


“Estreitando o relacionamento entre as sedes podemos cobrar em conjunto ações e melhorias do Comitê Organizador Local e da FIFA. Outro ponto positivo do evento foi a consultoria apresentada pelo Grupo GIZ da Alemanha, que mostrou as dificuldades de tornar o sonho da Copa do Mundo uma realidade”, destacou o diretor de Planejamento da Agecopa, Yenes Magalhães.


Para o secretário-executivo de Supervisão Técnica do Ceará, Silvio Bompastor, ouvir os relatos dos alemães foi importante para se preparar para os desafios que virão e evitar cometer os mesmos erros. “Eles entraram para a história, pois fizeram a melhor Copa do Mundo até o momento. Vamos continuar discutindo e abordando estas questões entre as sedes para que a Copa no Brasil tenha o mesmo destaque no cenário mundial”, completou.

Edson Rodrigues / Agecopa
Edson Rodrigues / Agecopa