Alemanha atrai empresas estrangeiras

A Alemanha é uma dos principais países da Europa para a instalação de empresas estrangeiras. De acordo com um recente relatório divulgado pela Ernst & Young sobre a atratividade europeia, 560 projetos de investimento de firmas estrangeiras oferecem no mínimo 12 mil novos postos de trabalhos de na Alemanha. Apenas França, com 562 possibilidades, e o Reino Unido, com 728 iniciativas em andamento, atraem mais oportunidades que o país.

Entre as dez cidades que mais oferecem oportunidades para as empresas, três encontram-se na Alemanha. Para os empresários, Berlim, Munique e Frankfurt possuem os três argumentos que justificam sua presença no ranking: excelentes perspectivas de crescimento, uma boa política fiscal e a cultura empresarial alemã.

Os três ramos que mais atraem investimentos na Alemanha são as indústrias de serviços (15%), de máquinas e equipamentos (9%) e o setor de tecnologia de informação.

Os entrevistados também afirmaram que os trabalhadores altamente qualificados, a sociedade ciente de sua responsabilidade social, o ambiente econômico, as condições para a pesquisa e o desenvolvimento são uma força, não apenas na Alemanha, mas em toda a Europa, o que mostra quão semelhantes e quão acirradas são as concorrências entre os países.

SXC
SXC