Alemanha e França puxam PIB na zona do euro

A economia dos 17 países que compõem a zona do euro apresentou uma melhora nos primeiros três meses do ano, em relação ao último trimestre de 2010. O Produto Interno Bruto (PIB) da região aumentou 0,8%, de acordo com o Eurostat, escritório de estatísticas da União Europeia (UE). O crescimento no trimestre anterior foi de 0,3%.


A Alemanha e França, maiores economias do bloco, cresceram 1,5% e 1%, respectivamente, e foram os principais responsáveis pelo bom desempenho do bloco, conforme o Eurostat.


Na comparação com o primeiro trimestre de 2010 a expansão da economia alemã foi ainda mais forte: o aumento foi de 5,2%, revela o Escritório Federal de Estatísticas (Destatis).


Crise


O relatório do Eurostat indicou, surpreendentemente, uma recuperação da economia grega. O país que enfrenta uma grave crise financeira teve um acréscimo de 0,8% do PIB.


Outros países europeus em dificuldades financeiras também registraram elevações tímidas do PIB: Itália e Espanha cresceram 0,1% e 0,3%, respectivamente. Já Portugal apresentou déficit pelo segundo trimestre seguido, com queda de 0,7% do PIB nos primeiros três meses do ano.

SXC
SXC