Alemanha e França se unem para enfrentar a crise


Os ministros das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, e da França, Pierre Moscovici, anunciaram, nesta segunda-feira (27), que os dois países vão criar, nas próximas semanas, um grupo de trabalho conjunto com vistas ao combate da crise econômica que assola o continente.



Em entrevista à imprensa após a reunião, em Berlim, Schäuble declarou que os dois países devem “trabalhar juntos [no âmbito do grupo] para preparar bilateralmente as próximas decisões” de combate à crise.



Segundo Moscovici, o grupo vai tratar de assuntos relativos às situações da Grécia e da Espanha, da supervisão bancária e fiscal e de uma possível união bancária europeia. O ministro francês ressaltou também que posições conjuntas devem ser decididas até a próxima reunião de cúpula da União Europeia, na metade de outubro.



O encontro de Schäuble e Moscovici aconteceu poucos dias depois de a chanceler alemã, Angela Merkel, ter se reunido com o presidente francês, François Hollande, em Berlim, na última quinta-feira, e de ambos terem recebido o primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, em suas respectivas sedes de governo, no final da semana passada.



Merkel deve conversar, ainda, com o primeiro-ministro italiano, Mario Monti, na próxima quarta-feira (29).