Alemanha e Inglaterra discordam sobre tributo na UE

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, se reuniram em Berlim, nesta sexta-feira (17), para uma reunião sobre a crise financeira na Europa.

Merkel e Cameron concordaram sobre um limite para o aumento do orçamento da União Europeia (UE), mas ainda não chegaram a um acordo sobre a introdução de uma taxa de transações financeiras na Europa. Segundo o comunicado divulgado após o encontro, a líder alemã defende que a taxa seja introduzida primeiramente na UE, enquanto Cameron quer um tributo global sobre as operações financeiras.

A chanceler também reforçou que rejeita a ideia de eurobônus ou de um programa de compras de bônus pelo Banco Central Europeu para reduzir os custos de endividamento de países como Grécia e Itália.

Mesmo com as discordâncias, os líderes da Alemanha e da Inglaterra fizeram questão de reafirmar a boa relação entre os países e ressaltar que ambos os governos estão unidos “por uma Europa forte e competitiva”.

Sobre o orçamento do bloco europeu, Merkel defendeu os esforços para o controle de gastos, que devem crescer apenas para ficar perto do índice de inflação. Segundo Cameron, "não é aceitável que o orçamento [da UE] cresça 5%", disse, rejeitando uma proposta do Parlamento europeu.

 

Bundesregierung
Bundesregierung