Alemanha oferece flexibilidade aos trabalhadores

Em uma reunião que aconteceu nesta terça feira (8), representantes de associações industriais juntamente com a Chanceler alemã, Angela Merkel, e a Ministra da Família, Kristina Schröder, assinaram um regulamento que pretende estimular grandes empresas e companhias a adotarem políticas trabalhistas flexíveis voltadas à família.


Representantes da União Federal de Associações de Empregadores (BDA), da Câmara de Comércio e Indústria Alemã (DIHK), da Associação Central das Indústrias Manufatureiras Alemãs (ZDH) e do Conselho Nacional de Sindicatos Alemães (DGB) participaram da reunião.


 Para Merkel “um bom equilíbrio entre família e trabalho é um requisito importante em tempos de escassez de mão de obra e mudanças demográficas, para formar uma Alemanha bem posicionada no futuro”.


Atualmente, segundo o Instituto Alemão de Pesquisas Econômicas em Colônia (IW Köln), seis entre dez empresas no país já proporcionam aos funcionários liberdade de escolha com relação aos horários de trabalho. O Instituto também revelou que um terço das companhias alemãs exercem políticas voltadas à família. Pequenas e médias empresas são especialmente ativas nessa área.


Um dos principais fatores que impulsiona o aumento dessas políticas é a atual falta de mão de obra que a Alemanha enfrenta. Para as empresas é importante se mostrar um empregador atrativo para os recém formados e estudantes de curso superior.

BMFSFJ
BMFSFJ