Alemanha renova diretrizes para América Latina

O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha divulgou um documento com novas diretrizes para estreitar as relações com a América Latina e o Caribe. Segundo o Ministro Guido Westerwelle, a região assume uma importância cada vez maior para a política externa alemã devido ao rápido desenvolvimento econômico e o peso político conquistado no cenário mundial.


“Alemanha e América Latina compartilham não só interesses econômicos, mas também valores como o compromisso com a democracia e com os direitos humanos e a responsabilidade global”, afirmou.


O conjunto de diretrizes que integram o documento de 64 páginas, renovado após 15 anos, indica os pontos passíveis de cooperação entre os países e as áreas de interesse econômico. Também propõe uma participação ativa da Alemanha em questões como proteção ao meio ambiente, pesquisa, segurança e educação.


O Brasil é mencionado diversas vezes, com destaque para as oportunidades geradas pela Copa do Mundo de 2014 e pelas Olimpíadas de 2016, bem como o potencial do setor energético. Iniciativas de organizações alemãs que já atuam no País fortalecendo as relações bilaterais foram ressaltadas.


O Ministro disse ainda que poder público e empresas devem se engajar para tomar a dianteira nas oportunidades econômicas na América Latina.

RegierungOnline I photothek I Köhler
RegierungOnline I photothek I Köhler