Alemanha sedia Conferência sobre o Afeganistão


Representantes de mais de 100 países, além de organizações internacionais e membros da sociedade civil afegã, se encontram nesta segunda-feira (5) em Bonn, na Alemanha, para debater questões referentes ao Afeganistão.



Com a Conferência Internacional sobre o Afeganistão, criada em 2001, pretendia-se discutir a fundação de um sistema político para o governo afegão após anos de influência do Talibã.



Em sua 11ª edição, os participantes pretendem alcançar novas diretrizes para auxiliar a construção de um futuro seguro e próspero para a região, firmando novos compromissos para a comunidade internacional e enfatizando o desenvolvimento de parcerias econômicas e de segurança no país.



Por conta da missão militar da Força Internacional de Assistência para Segurança (ISAF), da qual o exército alemão faz parte desde 2002 e que tem previsão para acabar dentro de três anos, os presentes no encontro discutiram também sobre a transição de responsabilidade de segurança para o estado afegão após 2014 e o progresso na reconciliação interna.



O Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, defendeu que os trabalhos continuem após 2014. “Devemos continuar trabalhando juntos para preservar e expandir o progresso feito em conjunto”, sustentou.



Na semana passada, durante os preparativos para o encontro, Westerwelle e o Ministro das Relações Exteriores do Afeganistão, Zalmay Rassoul, expressaram em um artigo conjunto suas expectativas para a reunião, defendendo que é de interesse comum definir bases para um compromisso internacional forte e confiável, que contemple os interesses da sociedade civil e sejam efetivos a longo prazo.



 

dpa
dpa