Ambiente político brasileiro preocupa investidores

O ambiente político no País já aparece como um dos potenciais entraves para os empresários que querem fazer investimentos no Brasil. Essa é a principal conclusão de um levantamento realizado pela KPMG com cerca de 430 executivos do mundo todo. O item ficou em terceiro lugar entre os principais obstáculos para investimento no Brasil, atrás de questões como alta carga tributária e burocracia. O levantamento foi realizado pelo Grupo de Negócios Globais (Global Business Group, da sigla GBG) da KPMG no Brasil.

“Esse levantamento vem sendo realizado há três anos e o que mais nos chamou atenção neste último foi o fato de o ambiente político ser citado por grande parte dos empresários do mundo todo como um dos desafios para quem quer investir no Brasil. Esse era um fator periférico em discussões com investidores com interesse em entrar no Brasil e vem aparecendo com recorrência na pauta dos executivos. Isso se deve principalmente por causa da aproximação das eleições e da maior exposição da política brasileira para o mundo”, analisa o sócio da KPMG, Augusto Sales.

Por outro lado, de olho em uma nova base de clientes, 50% dos entrevistados se mostraram otimistas com o poder de consumo do brasileiro que continua em alta. “Eles veem o Brasil ainda como um mercado interno atrativo por conta do aumento do poder aquisitivo e não como plataforma de exportação de bens em função do chamado Custo Brasil, o que diminui a competitividade do País”, acrescenta Sales.

Além disso, quase 90% dos entrevistados acharam positiva para os seus negócios a convergência das normas de contabilidade brasileira para o padrão internacional de contabilidade (IFRS).
 

dreamstimefree
dreamstimefree