Após retrocesso, economia alemã voltará a crescer

O Instituto Alemão de Pesquisa Econômica de Berlim (DIW, sigla no alemão) prevê que, apesar do fraco desempenho econômico dos últimos três meses (1%), a economia da Alemanha voltará a crescer moderamente no próximo trimestre, cerca de 4%. "A fase de rápido crescimento econômico já passou, mas, de qualquer forma, a economia nacional deve contar um crescimento substancial na segunda metade do ano", explicou o DIW- Chefe, Ferdinand Fichter.

Segundo ele, principalmente o setor de construção apresenta uma forte demanda durante o verão europeu e a abertura de novos os projetos e pedidos de licenças para construção continuam em alta. Além disso, as exportações também devem permanecer em alta, apesar da difícil situação da economia mundial. "Ainda que o ambiente empresarial tenha piorado, o receio atual de uma recessão é exagerado", informou o pesquisador do DIW, Simon Junker.

Nem mesmo as turbulências nas bolsas são "motivos para pânico", acredita o especialista-chefe, Fichter. "Embora as perdas tenham sido grandes, o retrocesso é razoável", argumentou.

Na opinião do especialista, ainda há uma forte insegurança em relação à economia do país por parte dos cidadãos, mesmo com a melhora observada no mercado de trabalho. No entanto, salários atrativos e somente um leve aumento dos preços no próximo semestre devem incentivar o consumo. "Na média anual, teremos cerca de 3% de crescimento”, resumiu Fichter. "Para a atual circunstância na Alemanha, este ainda é um bom número", acrescentou ele.

Trabalho

Segundo dados divulgados pela Agência Federal de Trabalho da Alemanha (Arbeitsagentur), em agosto, a taxa de desemprego subiu levemente, com cerca de 5 mil novos casos registrados, totalizando 2,945 milhões de desempregados no país – 238 mil a menos do que no mesmo período de 2010. No entanto, a demanda do mercado de trabalho continuou a crescer.

Em agosto foram registradas 5 mil novos postos, totalizando 497 mil vagas de trabalho abertas, cerca de 100 mil a mais do que no ano anterior. As possibilidades de estágio também cresceram, somando-se 91,4 mil vagas em agosto. De acordo com o Arbeitsagentur, a recuperação conjuntural perdeu o ritmo, mas o bom desenvolvimento no mercado de trabalho permaneceuem agosto.

SXC
SXC