Baixa Saxônia intensifica relações com o Brasil

Empresários do Estado alemão da Baixa Saxônia, no noroeste da Alemanha, desembarcaram no Brasil neste domingo (20) para participar de rodadas de negócios promovidas pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) na cidade de São Paulo. Essa é a segunda vez, em um prazo de um ano, que o País recebe uma delegação da região.


Motivada pelo aumento do interesse de pequenas e médias empresas alemãs em firmar parcerias com companhias brasileiras, a Baixa Saxônia mantém, desde março de 2010, um Escritório de Representação no German Business Center da AHK. O objetivo é fomentar o intercâmbio comercial entre os dois países, fornecendo informações sobre o mercado nacional a empresas alemãs interessadas em se instalar no País.


“O interesse pelo mercado brasileiro nunca foi tão grande. Empresas da Baixa Saxônia atuantes nas áreas de energia, logística, maquinário industrial e equipamentos médico-hospitalares vêem hoje um grande potencial no País”, conta Michel Haddad, diretor de Comércio Exterior da AHK.


De acordo com o executivo, das 1,2 mil empresas alemãs presentes hoje no Brasil, cerca de 10% têm suas sedes neste Estado alemão, como é o caso da Volkswagen, Continental, ZF e Schaeffler.


O grupo de 16 empresários veio acompanhado do Ministro da Economia, Trabalho e Transporte da Baixa Saxônia, Jörg Bode. O político conta que nesta delegação estão empresas que vêm ao Brasil pela primeira vez e outras que participaram de rodadas de negócios no País há um ano atrás. A vinda de mais um grupo em tão pouco tempo demonstra o sucesso dos negócios originados da última reunião entre representantes das duas partes e o potencial para novas parcerias.


“A Baixa Saxônia é referência em inovação tecnológica para o segmento de logística e infraestrutura. Nós queremos oferecer esse know-how aos nossos parceiros brasileiros”, destaca Bode.


A delegação alemã ainda passará por Lima (Peru) e Bogotá (Colômbia).

Imagem Corporativa / Câmara Brasil Alemanha
Imagem Corporativa / Câmara Brasil Alemanha