Balanço do Encontro Econômico pede mais ações para PME


Ao apresentar seu balanço, Stephan Zoller, representante do Brazil Board do BDI (Confederação Alemã da Indústria), citou dois destaques do 29º Encontro Econômico Brasil-Alemanha: os 300 encontros de negócios realizados, superando a média de 250 matchmaking’s de edições anteriores, e a perspectiva de focar temas de discussão nas pequenas e médias empresas (PME). “A classe média foi o fio condutor de todos os debates. É preciso encontrar formas de dinamizá-la e de estreitar a cooperação Brasil-Alemanha nesse sentido”, afirma.



Em seu pronunciamento, Carlos Mariani, representando o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, mencionou a inserção das PME na globalização e seu papel fundamental para o futuro das relações bilaterais. Ele afirmou que um dos desafios é o acesso das empresas brasileiras ao mercado alemão.  Falando como vice-presidente da Firjan, Mariani ressaltou os números da 29ª edição do Encontro: 2400 inscritos e 1800 participantes na cerimônia de abertura.



Jochen Homann, vice-ministro do Ministério de Economia e Tecnologia da Alemanha, salientou que as duas nações concordam sobre a importância das PME, mas que é necessário chegar a um consenso sobre a bitributação. Homann afirmou que empresas brasileiras e alemãs possuem propostas pertinentes para incentivar os ministérios a encontrar soluções para essa questão. Além disso, o vice-ministro salientou os pontos fortes das duas nações. Do lado brasileiro, elencou as fontes de matérias-primas, o mercado interno e o interesse em agregar valor a seus produtos; do lado alemão, a tecnologia e seu potencial de inovação. Homann disse aguardar com ansiedade as conversações futuras para ver como os diálogos atuais vão se concretizar.



Frankfurt será sede do próximo Encontro



O presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Frankfurt, Mathias Müller, anunciou que Frankfurt será a sede do próximo Encontro Econômico Brasil-Alemanha, a ser realizado em 2012. O anúncio foi feito durante o encerramento da 29ª edição do evento, nesta terça-feira (20), no Rio de Janeiro.



Müller apresentou um breve perfil da cidade, uma “metrópole financeira da Europa”, destacando a infraestrutura, as feiras internacionais, as empresas de química, eletrônica, automobilística e a qualidade de vida como atrativos da região.



A data do evento será anunciada em breve.



 

Divulgação/Mauricio Seidl
Divulgação/Mauricio Seidl