Bancos de desenvolvimento firmam nova parceria

Um grupo de 19 bancos de desenvolvimento de países da África, Ásia, Europa e América Latina fundou nesta segunda-feira (26), uma nova aliança estratégica, o International Development Finance Club (IDFC, no inglês). O estatuto da nova rede foi assinado durante um encontro na capital americana, Washington, pelos presidentes e diretores das instituições membros.

Entre os membros do IDFC estão o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco de Desenvolvimento da China (CDB, sigla em inglês), o Banco de Desenvolvimento da África do Sul (DBSA) e o Banco de Desenvolvimento Industrial da Turquia (TSKB).

"No âmbito dessa rede queremos moldar a discussão internacional sobre o financiamento do desenvolvimento através da troca de know how e experiências", explicou Enrique García, presidente do Banco Latin Americano de Desenvolvimento (CAF) e um dos precursores do IDFC. As entidades pretendem também, por meio da iniciativa, fortalecer suas posições em esfera global em questões ligadas ao financiamento do desenvolvimento mundial.

Segundo informação do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, no primeiro semestre de 2012, a programação de atividades do grupo focará no tema financiamento do clima. Dessa forma, os bancos se prepararão para a Conferência Rio+20, programada para acontecer em julho de 2012, no Rio de Janeiro.

"Em um mundo de transformações, os membros do IDFC visam se posicionar como forças impulsionadoras no processo de adaptação às mudanças climáticas e sua mitigação dentro da arquitetura de financiamentos sustentáveis previstos", disse Coutinho.

Na opinião de Paul Baloyi, diretor do banco sul-africano DBSA, a rede irá ajudar na promoção de parcerias entre os bancos de desenvolvimentos nacionais e sub-regionais também no plano internacional. Além disso, essa união possibilitará às instituições membros "mobilizar seus recursos e conhecimentos de forma mais efetiva para o melhoramento da condição da vida humana", disse ele.

Financiamento do clima, bem como da infraestrutura ecológica e do desenvolvimento social são os três principais temas estratégicos da agenda do IDFC para 2011 a 2014.

Dr. Ulrich Schröder, diretor executivo do banco alemão KfW, foi eleito como primeiro presidente do IDFC e será apoiado por seus colegas e vice-presidentes, Paul Baloyi (DBSA), Luciano Countinho (BNDES), L. Enrique Garcia (CAF) e Hiroto Arakawa (JICA). A próxima reunião do grupo está agendada para junho de 2012, por ocasião da Conferência Rio + 20, e durante o qual os bancos discutirão suas experiências com o financiamento do clima e fomento do 'crescimento verde' (Green Growth).

SXC
SXC