Berlim cresce mais que outros estados alemães

Após anos consecutivos de contração, a economia berlinense mudou seu curso e retomou um crescimento estável. Um estudo recente do Instituto Alemão de Pesquisa Econômica de Berlim – DIW (Deutsches Institut für Wirtschaftsforschung) aponta que de 2004 a 2009 a economia da capital, que é um estado independente, cresceu em média 1,7% por ano, contra os 0,5% de crescimento da economia país como um todo.


A Baviera, maior estado da Alemanha, cresce anualmente pouco mais de 0,75%. No entanto, afirma o estudo, quando comparada a outras grandes cidades alemãs, o poder econômico de Berlim ainda é pequeno.


O principal responsável pela retomada do crescimento econômico é o setor de serviços, principalmente o segmento hoteleiro, que é impulsionado pelo próspero turismo local, além de outros segmentos relacionados, como o transporte.


O documento esclarece que, apesar da representação pouco expressiva no faturamento total da cidade (cerca de 3%), o setor de comércio, hotelaria e transporte não sofreu tanto com a última grande crise financeira como setores diretamente relacionados à indústria, que representam a principal receita em outros estados do país, mas têm pouco peso na economia berlinense.

SXC
SXC