BMW completa 100 anos

Divulgação BMWNo dia 7 de março, o BMW Group celebra seu 100º aniversário. Ao decorrer do tempo, a pequena fabricante de motores de avião baseada ao norte de Munique se transformou em uma das maiores montadoras de automóveis e motocicletas, bem como fornecedora de serviços financeiros e mobilidade premium. Durante sua trajetória, a marca comprovou ser uma empresa inovadora que definiu novos padrões e olhou para o futuro.

Hoje, o BMW Group é um grupo internacional de companhias com instalações em 14 países e uma rede global de vendas. A empresa contribui significantemente em prol do design individual da mobilidade do futuro.

Olhando para trás, a ambição de alcançar características superiores e a possibilidade de optar por soluções completamente novas e tecnicamente complexas determinaram o desenvolvimento do produto desde os primórdios da empresa até os dias de hoje.

O motor de avião BMW IIIa, lançado em 1917, já demonstrava grande potência, segurança e eficiência quando operado em grandes altitudes. Essas qualidades tinham como base o design robusto da base com um motor linear de seis cilindros e a utilização de materiais leves combinados com uma tecnologia inovadora para carburador e ignição.

Outro caminho independente adotado pela BMW foi no desenvolvimento da primeira motocicleta do Grupo. Enquanto outras montadoras ainda estavam trabalhando na geometria das mesmas, a BMW R 32 foi projetada em torno do motor. O modelo apresentado em 1923 foi a primeira motocicleta movida por um motor boxer de dois cilindros, com caixa de velocidades manual conectada diretamente ao motor e a transmissão ao longo de um eixo, ao invés de uma corrente ou correia.

Após a companhia também virar uma montadora de automóveis, em 1928, ela inicialmente produzia carros pequenos baseados no modelo contemporâneo de design estabelecido. Entretanto, todas as convenções da época foram quebradas quando o BMW 303 apareceu no mercado – o primeiro carro de porte-médio lançado pela marca com um motor linear de seis cilindros. O modelo foi apresentado em 1933 e foi o primeiro automóvel com as tradicionais grades dianteiras gêmeas, que se tornaram símbolo da marca.

Mais recentemente, os modelos da marca BMW i são exemplos de inteligência, construção leve, inovação poderosa e uma busca particularmente consistente por soluções independentes. A arquitetura dos veículos foi especificamente desenvolvida para modelos elétricos ou híbridos. A abordagem holística adotada pela companhia contribui com a garantia de que a BMW Group desempenhará um papel pioneiro em relação ao design da mobilidade individual para o futuro.

Confira o portal comemorativo dos 100 anos da marca: http://www.live.bmwgroup.com/100J/index-en.html 

Foto: Divulgação BMW