Bomba enfatiza áreas de cooperação com o Brasil

No Dia da Engenharia Alemã em São Paulo, o Secretário do Ministério do Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha Rainer Bomba falou sobre a importância da parceria entre os dois países em diversos âmbitos.

“Queremos abrir portas e apresentar a economia alemã como um todo (…). Apenas juntos poderemos vencer”, afirmou nesta quinta-feira (21), no evento promovido pela VDI (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha).

Entre as áreas que mais atraem interesse dos investidores alemães, destaca-se a de combustíveis ecoeficientes. Segundo Bomba, motores de combustão serão ainda usados pelos próximos 30 ou 40 anos, mas é preciso pensar em formas alternativas de geração de energia para a proteção climática.

Para o Secretário, o Brasil apresenta boas condições de fornecimento de bioetanol e poderia exportar o produto para a Alemanha em grande escala.

Infraestrutura

A modernização do Porto de Santos também foi colocada em pauta. Para Bomba, em breve o terminal poderá ser “um dos maiores do mundo”. Entretanto, para evitar o colapso de trânsito e melhorar sua infraestrutura, fatores que já representam uma ameaça nos dias atuais, engenheiros alemães pensam em uma solução orientada para o futuro.

A construção de túneis que liguem as duas partes do terminal portuário e que estejam conectados com o trânsito ferroviário e rodoviário seria uma possível saída para garantir o escoamento rápido das mercadorias. O Secretário atentou ainda para a necessidade de investimentos em infraestrutura de forma a acompanhar o rápido crescimento econômico do País.

As Olimpíadas e a Copa do Mundo que acontecerão no Brasil surgem como boas oportunidades para a geração de empregos, incentivando também a melhoria dos transportes urbanos, aeroportos, entre outros. Uma parceria com a Alemanha, que tem experiência em eventos de grande porte, poderia ajudar o Brasil a se desenvolver de forma rápida para essas ocasiões. “Tudo isso exige muita engenharia. Vocês terão muito trabalho nos próximos anos, acho que ninguém aqui ficará desempregado”, afirmou.

Kuzma/ Dreamstime
Kuzma/ Dreamstime