Brasil e Alemanha cooperam na reabilitação profissional

Integrantes do Seguro Estatal Alemão de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais (Deutsche Gesetzliche Unfallversicherung ou DGUV, em alemão) e do Ministério da Previdência Social brasileiro se reuniram na semana passada, em Brasília, para continuar estudando aperfeiçoamentos nos modelos de reabilitação profissional dos dois países. Na manhã da última quinta-feira (20), o ministro Garibaldi Alves Filho e o diretor-geral da DGUV, Joachim Breuer, participaram da abertura dos trabalhos.

Alves e Breuer já haviam se encontrado em setembro do ano passado, quando foi assinado acordo de cooperação técnica entre a entidade alemã e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) brasileiro. O documento prevê intercâmbio nas áreas de reabilitação profissional, segurança e saúde no trabalho e ações regressivas.

“Começamos a cooperação trocando experiências sobre reabilitação profissional. Iniciamos o trabalho logo após a assinatura do acordo, no Brasil. Prosseguimos por meio da troca de e-mails e depois uma delegação brasileira foi até a Alemanha para uma semana de trabalho”, registrou Joachim Breuer. Por sua vez, o ministro Garibaldi Alves Filho opinou que a parceria com a DGUV e o trabalho integrado com outros ministérios, como o da Saúde, permitirá que o Brasil construa um sistema de reabilitação profissional eficiente.

O representante nacional da OISS (Organização Iberoamericana de Seguridade Social), Baldur Schubert, disse que o Brasil poderá se beneficiar muito com a parceria. Ele lembrou que, além de ser a mais antiga entidade que atua no campo da reabilitação profissional, a DGUV é considerada a melhor a fazer esse tipo de trabalho. “A Alemanha saiu da 2ª Guerra destroçada materialmente e também na sua força de trabalho. O país foi obrigado a aprender a reabilitar e recuperar seus mutilados e sequelados para poder iniciar sua reconstrução”, afirmou.

Com informações do Ministério da Previdência Social do Brasil

Wikimediacomons
Wikimediacomons