Brasil e Alemanha estreitam os laços

O encontro entre a Chefe de Estado brasileira Dilma Rousseff e o presidente alemão Christian Wulff, na última quinta-feira (5) em Brasília, oficializou uma série de acordos assinados pelos dois países nos últimos meses visando intensificar a cooperação bilateral. Brasil e Alemanha mantêm, desde 2008, projetos conjuntos nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação e pretendem estreitar ainda mais seus laços nos próximos anos.


O sucesso do ano “Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação 2010-2011”, encerrado em abril desse ano, resultou em um Programa bilateral para o Fomento à Pesquisa Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, cuja meta é incentivar a criação de produtos de alto conteúdo tecnológico para setores estratégicos, como os de agricultura e medicina, que atendam tanto aos mercados nacionais quanto aos internacionais. Ambos os presidentes enfatizaram, durante sua primeira reunião oficial, a importância de projetos como esse para aproximar as empresas e instituições dos dois países e promover o desenvolvimento sustentável.


Dilma e Wulff também comemoraram o acordo assinado entre o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), o “Deutsches Elektronen-Synchrotron” (DESY) e o “European X-ray Laser Project (XFEL)”, para cooperação em pesquisa e desenvolvimento de aceleradores, que deverá abrir novas perspectivas nas áreas da química, ciência dos materiais e biologia estrutural.


Os líderes ainda destacaram o projeto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e da Fundação Alexander Von Humboldt para fomentar o intercâmbio de estudantes dos dois países; e a parceria entre o DAAD e a Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ) firmada na semana passada para apoiar a projetos conjuntos nas áreas de “Proteção e Uso Sustentável das Florestas Tropicais” e “Energias Renováveis e Eficiência Energética no Brasil”.


Ano da Alemanha no Brasil 2013-2014


Durante o encontro em Brasília, os presidentes conversaram também sobre a Temporada Alemanha no Brasil 2013/2014, que prevê a realização de eventos culturais, científicos, educacionais e econômicos no Brasil em favor da promoção das culturas de ambos os países.


Em 2012, o Brasil participará da maior feira de tecnologia da informação do mundo, a CeBIT, na qualidade de “país-parceiro”. No ano seguinte, o País será convidado de honra na Feira do Livro de Frankfurt, a maior do segmento. Nesse contexto, Dilma e Wulff ressaltaram a importância de somar esforços para engajar entidades culturais, educacionais, científicas e empresariais brasileiras e alemãs na realização de eventos culturais.


 

Wilson Dias / ABr
Wilson Dias / ABr