Publicidade

Economia
27 de outubro de 2011

Brasil lidera mercado consumidor de biodiesel

Por banews

Nenhuma imagem disponível na galeria.


Segundo estimativas da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), divulgadas nessa semana, o Brasil será em 2011, o maior mercado consumidor de biodiesel combustível.



Com uma demanda em torno dos 2,8 bilhões de litros no ano, o País deverá ocupar a primeira posição no mercado consumidor, ultrapassando a Alemanha (2,6 bilhões). Devido o recuo da atividade econômica em toda a Europa, a Alemanha reduziu o seu consumo em 200 milhões de litros no primeiro semestre deste ano.



De acordo com as projeções da Aprobio, a produção brasileira deve superar os 2,6 bilhões de litros em dezembro. Ainda, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que, até setembro deste ano, foram produzidos 1,7 bilhão de litros, o que representa um crescimento de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior.



A Alemanha também deverá perder a posição de maior produtor, mas para a Argentina. A produção do país sul-americano deverá saltar de 2,1 bilhões para 3,2 bilhões de litros.



Na opinião de Erasmo Battistella, presidente da Aprobio, o Brasil tem "capacidade ociosa" de produção, mas não consegue se tornar o maior produtor. Principal explicação para esse fato, segundo ele, está na mistura autorizada de biodiesel ao diesel, que é de apenas 5% e, assim, "encolhe o mercado doméstico brasileiro".



Exigências do setor



Para o presidente da Aprobio, o governo brasileiro precisa adotar um novo plano nacional para o produto renovável, visando um aumento gradativo do biodiesel na mistura final do combustível, que poderia chegar em 20% e gerar investimentos do setor de cerca R$ 28 bilhões até 2020.



"O setor já está maduro e em condições de atender um aumento de demanda, pois estamos trabalhando com 50% de capacidade ociosa", afirmou ele. Além disso, o executivo ressaltou a necessidade de uma sinalização do governo para planejamento do investimento e também a adoção de uma política de exportação, com redução de impostos e uma política para estimular novas fontes de matéria-prima. Atualmente, 85% da produção é feita a partir da soja.



O País tem hoje 63 indústrias de biodiesel. De 2005 a 2010, o setor investiu R$ 4 bilhões em tecnologia e capacitação, atingindo neste ano, a capacidade de processar 6,1 bilhões de litros. No período foram gerados 1,3 milhões de empregos em toda a cadeia produtiva, desde a lavoura até o posto de abastecimento.

SXC
SXC

Compartilhe:

Artigos relacionados