Brasileiro é o mais confiante no cenário econômico


Na opinião do empresariado do Brasil, a economia brasileira vai continuar crescendo e o ambiente de negócios deve se manter atraente. A afirmação resume o resultado da última edição do "Índice de Confiança Comercial" da Regus, empresa especializada no fornecimento de ambientes flexíveis de trabalho.



Segundo o estudo, realizado com mais de 16 mil empresários de 90 países, os brasileiros aparecem em primeiro lugar entre os mais confiantes no cenário econômico. Desde setembro de 2011, este nível de confiança subiu dois pontos, alcançando 148.



“A confiança dos empresários brasileiros é reflexo do crescimento contínuo da economia. Além disso, a parcela de empresas que registrou crescimento na receita aumentou, embora haja uma pequena diminuição entre as que registraram crescimento nos lucros", explicou Guilherme Ribeiro, diretor geral da Regus no Brasil. Segundo o Índice, 71% das companhias brasileiras registraram um crescimento, ante 68% da edição anterior. 



A pesquisa mostra também que o empresariado está atento à situação econômica global e aposta na redução de gastos para conter os riscos. "Como a intenção é conquistar oportunidades de crescimento que se mantenham, as empresas do mundo inteiro estão buscando formas de reduzir os custos indiretos, sem prejuízo aos investimentos", contou Ribeiro. Neste contexto, as principais medidas apontadas pelas companhias são o aumento das vendas por intermédio de terceiros, a expansão do uso dos aplicativos de tecnologia em nuvem (cloud computing) e a escolha por locais de trabalho mais flexíveis. 



“À medida que os sinais positivos continuam a crescer no Brasil, (…) uma parcela significativa dos empresários acredita que o aluguel fixo de espaços de escritórios é a área em que as empresas devem focar seus esforços para diminuir custos”, completou o representante da Regus. 



Outros integrantes do BRICS, que passam por um momento semelhante ao vivido no País, com crescimento econômico contínuo e oportunidades de mercado, também estão no topo do ranking: Índia (2ª), China (4ª) e África do Sul (5ª).  A Alemanha, país mais confiante da Europa, ficou na terceira posição, com 132 pontos, acima da média global (113 pontos) na frente dos Estados Unidos (105), que ocupa a nona posição.



Índice de Confiança Comercial



O indicador da Regus do Brasil é obtido a partir de um conjunto de declarações e perspectivas positivas que combinam as receitas e tendências de rentabilidade acumuladas no ano e as expectativas com relação à retomada da economia para os próximos meses.



O índice tem como objetivo proporcionar às empresas uma referência sobre as principais conclusões da pesquisa e é realizado semestralmente.

CCommons / Victor1558
CCommons / Victor1558