Brics discutem ajuda à União Europeia


Representantes do grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics) vão discutir, nos Estados Unidos, formas de ajudar a União Europeia a enfrentar a crise econômica, segundo informações da Agência Brasil. “O Brics vai se reunir na semana que vem, em Washington, durante um encontro, e nós vamos discutir como fazer para ajudar a União Europeia a sair dessa situação”, informou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta terça-feira (13).



A alternativa que poderá ser discutida no encontro em Washington é a elevação da participação de títulos em euros nas reservas internacionais desses países.



Os presidentes de bancos centrais e ministros de Finanças estarão reunidos em Washington para a reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, entre os dias 23 e 25. Eles vão discutir a crise global, principalmente a situação da Europa, com destaque para a Grécia.



Na Alemanha, a Chanceler Angela Merkel procurou, mais uma vez, acalmar os mercados e mostrar confiança com relação ao problema da Grécia. “Eu acho que um grande favor que fazemos à Grécia é especular menos”, disse em entrevista a uma emissora de rádio nesta terça-feira (13).

SXC
SXC