Comissão de deputados alemães visita Brasil


No Brasil desde o início da semana, oito membros do Grupo Parlamentar Alemanha-Brasil do Bundestag, o Parlamento alemão, chegam a Brasília nesta quarta-feira (24.08), com o objetivo de conhecer os atuais panoramas político e econômico brasileiros. Graças a uma série de encontros no passado, a visita de agora reforçará e intensificará as estreitas relações entre os parlamentares dos dois países.

Na capital federal até sábado (27.08), o grupo liderado pelo ex-Ministro da Economia e Tecnologia da Alemanha, Michael Glos, reunirá-se com Marco Maia, Presidente da Câmara dos Deputados, e com membros Grupo Parlamentar Brasil-Alemanha, presidido pelo Deputado Renato Molling. Também estão planejadas reuniões com o Secretário Geral do Ministério das Relações Exteriores, Rui Nogueira, a Ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, e com representantes dos Ministérios da Agricultura; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; assim como do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome.

O Grupo, formado por membros dos partidos União Democrata Cristã (CDU), União Social Cristã (CSU), Social Democrata (SPD), Esquerda (Die Linke) e Verdes (Die Grüne), chega a Brasília depois de uma parada em São Paulo, onde participou de diversos encontros com membros de instituições econômicas e culturais. Uma reunião realizada na Câmara de Comércio Brasil-Alemanha e um encontro com o diretor da empresa química Lanxess no Brasil, por exemplo, apresentaram um panorama da situação atual das relações econômicas entre os dois países. Já as visitas à escola bilíngue Visconde de Porto Seguro e ao Goethe Institut, e encontros subsequentes com representantes culturais brasileiros, mostraram como é feito uma parte do intercâmbio cultural entre as duas nações.

Ainda em São Paulo, o grupo participou dos primeiros encontros com representantes de projetos sociais no Brasil. A área, que também abrange temas como o desenvolvimento social e a proteção do meio ambiente, será abordada com mais intensidade em Belém, a partir de sábado (27.08), na terceira parada da viagem do Grupo ao Brasil.

No Pará, além de uma reunião com o Governador Simão Jatene, estão previstas conversas com os Secretários Estaduais de Economia; Infra-estrautura e Desenvolvimento Sustentável; Promoção Social, e Proteção Social, e com o Presidente da Assembleia Legislativa paraense, Manuel Pioneiro. Encontros com o Presidente da Eletronorte, Carlos Nascimento, com representantes de ONGs locais e uma visita a um projeto de reflorestamente também fazem parte da programação do grupo, que volta para a Alemanha na terça-feira, 30/08.
 

dpa/PictureAlliance
dpa/PictureAlliance