Conferência em Berlim discute temas da América Latina


Segundo dados oficiais do governo alemão, o volume total do comércio exterior do país sofreu aumento de 24% de 2005 a 2010. No mesmo período, as relações comerciais com os países latino-americanos cresceram 60%.



Ainda, o Governo Federal da Alemanha aprovou em agosto de 2010 um pacote de diretrizes que prometem dar maior ênfase às relações de política externa com a América Latina e o Caribe. As metas mais importantes da iniciativa incluem uma participação alemã mais ativa na região, no que diz respeito à proteção ambiental, acesso à pesquisa e educação, assim como no fomento da democracia.



Para discutir esse panorama e novas perspectivas para as relações entre as nações latino-americanas e caribenhas e a Alemanha, aconteceu em Berlim a Conferência “A América Latina em transição”, organizada pelo Ministério das Relações Exteriores alemão juntamente com o Instituto Ibero-americano e a Casa das Culturas Mundiais.



Os paineis e seminários ocorridos na última quarta-feira (23) discutiram e examinaram as mudanças políticas e econômicas significativas na América Latina e no Caribe, bem como as perspectivas futuras da região a partir de diferentes ângulos, como sustentabilidade e mudança social.



 Segundo declaração de Guido Westerwelle, Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, que esteve presente no evento, “a principal marca do engajamento alemão na América Latina é que as empresas não querem alcançar o lucro rápido, mas querem construir parcerias de longo prazo. Queremos continuar com esta receita para o sucesso”.



O Ministro aproveitou a oportunidade para mencionar o impressionante crescimento econômico e político da América Latina. “A Alemanha parabeniza este desenvolvimento. Nós entendemos o surgimento de novos centros de poder como uma oportunidade para conjuntamente enfrentar os desafios da globalização. Valores compartilhados, relações duradouras e dinâmicas é o que queremos construir”, ressaltou.



 

Valter Campanato/ABr
Valter Campanato/ABr