Consumidores alemães estão otimistas

No mês de novembro a confiança do consumidor alemão aumentou 9,8 pontos em relação ao mês anterior, revela a Pesquisa de Mercado (Marktforschung) do Gfk. O indicador aumentou pela sexta vez consecutiva, chegando a 65,8 pontos, 65 a mais que na mesma época do ano passado. Um valor comparável só foi registrado há mais de três anos.


 O otimismo é consequência das boas notícias vindas mercado de trabalho. O número de desempregados caiu em outubro, mês no qual o país experimentou a menor taxa desde novembro de 1992.


 Devido às boas perspectivas econômicas, a expectativa de salário e a inclinação para compra também aumentaram, sendo que a segunda compensou a retração de 8,2 no mês anterior, subindo 16,8 pontos e alcançando um indicador de 39,3.


O panorama positivo de renda tem também efeito sobre os preços. A taxa de inflação de 1% estabiliza o poder de compra do salário. Além disso, o quadro econômico afirmativo pode representar um aumento ainda maior no consumo em 2011.


Produtos preferidos


Para o Natal de 2010 os presentes mais queridos pelos consumidores alemães são os livros, seguidos de vale presentes e dinheiro, roupas, alimentos e doces e brinquedos, revela uma pesquisa realizada pela Ernst & Young.


 A qualidade dos produtos é um dos primeiros quesitos levados em conta na hora da escolha. A origem do produto e a responsabilidade ambiental da empresa também são cada vez mais observados pelos consumidores no país.

Burkhard Peter/ Bundesregierung
Burkhard Peter/ Bundesregierung