Desperdício de alimentos preocupa alemães

Todos os anos, 20 milhões de toneladas de alimentos são jogadas no lixo na Alemanha. Isso significa que o desperdício custa cerca de € 330 por pessoa, estima o Ministério Federal da Alimentação, Agricultura e Defesa do Consumidor da Alemanha (BMELV).


A principal razão para o descarte de alimentos é o vencimento do prazo de validade. Conforme a ministra alemã, Ilse Aigner, um levantamento realizado pelo BMELV mostrou que 84% das pessoam jogam comida fora devido ao vencimento do prazo de validade. Para 19% a razão principal é o tamanho das embalagens e 16% jogam comida no lixo porque não gostaram daquilo que compraram. “Mais de um quarto das pessoas joga fora comida porque comprou mais do que o necessário”, afirmou em entrevista ao jornal alemão Bild, nesta segunda-feira (9). A Ministra defende que o consumo consciente é a melhor forma de evitar o descarte indevido de alimentos.


No Brasil, estima-se que 35% de toda a produção agrícola seja desperdiçada. Segundo um estudo publicado em 2009 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mais de 10 milhões de toneladas de alimentos vão parar nas lixeiras todos os anos.


Cada família brasileira desperdiça, em média, 20% dos alimentos que compra no período de uma semana – o que equivale a US$ 1 bilhão, dinheiro suficiente para alimentar 500 mil famílias, de acordo com o Instituto Akatu, organização não-governamental dedicada a promover o consumo consciente.

SXC
SXC