DIHK fala sobre cenário econômico alemão


Uma pesquisa divulgada pela Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK) analisou cerca de 27.000 respostas das empresas entrevistadas sobre a situação econômica da Alemanha, durante o último trimestre de 2014


De acordo com Martin Wansleben, diretor executivo da DIHK, o crescimento econômico na Alemanha foi afetado por todos os lados – com destaque para as crises internacionais. Embora o consumo doméstico e a construção tenham estabilizado a situação do país, não deverão neutralizar as perdas por muito tempo. As tendências de crescimento apontadas durante o segundo trimestre do ano não foram passíveis de serem colocadas em prática.


Além disso, a política econômica interna também é cada vez mais motivo de insegurança para as empresas – especialmente para a classe média. O diretor aponta que essa perda de confiança resulta na relutância de investimentos e da geração de emprego.


Wansleben calcula que o ano recorrente crescerá 1,3%, e estima que no próximo ano aumentará mais 0,8%. Em relação à geração de emprego, o ambiente de grande desafio considera um aumento otimista de aproximadamente 150.000 vagas para 2015, após um crescimento de 320.000 ainda este ano. O índice de desemprego permanece praticamente inalterado para 2015, na média dos 2,90 milhões (2014: 2,91 milhões). 

Divulgação Eurobundesregierung
Divulgação Eurobundesregierung