Economia alemã encolheu 0,6% no 4º tri de 2012

O PIB (Produto Interno Bruto) alemão caiu 0,6% no quarto trimestre de 2012, na comparação com o trimestre imediatamente anterior, conforme dados ajustados sazonalmente divulgados pelo Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha (Destatis) nesta quinta-feira (14). Considerando-se todo o ano passado, o PIB do país subiu 0,7%, em linha com os dados preliminares anunciados pelo órgão em janeiro último.

Nos três primeiros trimestres de 2012, o indicador havia subido (0,5%, 0,3% e 0,2%, respectivamente), mas “claramente perdeu fôlego ao longo do processo”, destacou o Destatis. Na comparação anual (quarto trimestre de 2012 contra quarto trimestre de 2011), no entanto, o resultado foi positivo em 0,1%.

Na comparação entre o terceiro e o quarto trimestres do ano passado, os sinais vindos do mercado doméstico foram mistos, de acordo com cálculos provisórios do escritório: o consumo doméstico e do governo subiu ligeiramente, enquanto que a formação bruta de capital fixo da construção encolheu um pouco e a de máquinas e equipamentos teve uma redução significativa de julho a setembro. Segundo o Destatis, a queda do PIB no final do ano foi devida principalmente ao resultado fraco das exportações alemãs, que caíram muito mais que as importações de outubro a dezembro (embora, para 2012 como um todo, tenham alcançado o valor recorde de €1,097 trilhão, 3,4% mais que em 2011).

Zona do Euro

O PIB da zona do euro no quarto trimestre de 2012 teve desempenho idêntico ao alemão – queda de 0,6% na comparação com o terceiro trimestre –, conforme estimativas preliminares do Instituto de Estatísticas da União Europeia (Eurostat), divulgadas também nesta quinta-feira (14). Para o conjunto dos 27 países que compõem a União Europeia (UE), o indicador caiu 0,5%.

Na comparação com o quarto trimestre de 2011, as quedas foram ligeiramente maiores – de 0,9% na zona do euro e de 0,6% na UE. Já considerando-se todo ano de 2012, o PIB da eurozona encolheu 0,5% e da União Europeia, 0,3%.

SXC
SXC