Economia dá sinais de estabilização, diz Lagarde


A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, acredita que a economia mundial já "saiu da beira do precipício”. Durante uma conferência em Pequim, na China, neste domingo (18), ela afirmou que após a implantação das políticas econômicas recentes, a situação já dá “sinais de estabilização”.



Segundo ela, "os últimos anos foram extremamente difíceis em várias partes do mundo. E, nos últimos meses, a situação chegou a ser sinistra", disse. Contudo, a diretora do FMI acredita que “as políticas estão dando frutos” e comemora a melhora nas condições dos mercados e dos indicadores econômicos, inclusive nos Estados Unidos, epicentro da crise financeira.



Christine Lagarde também atribui o otimismo aos “avanços importantes” obtidos com a renovação do apoio à Grécia por parte do FMI e dos parceiros europeus.



Entretanto, segundo ela, ainda há "grandes debilidades econômicas e financeiras” a serem enfrentadas, como a fragilidade contínua dos sistemas financeiros, a dívida pública e privada, que continua elevada em muitas economias desenvolvidas, e os preços elevados do petróleo.



 



 



*Com informações da Agência Brasil

Marcello Casal Jr./ABr
Marcello Casal Jr./ABr