Embrapa terá laboratório em Aachen


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, está na Alemanha para a assinatura de um acordo de cooperação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com a ministra alemã da pasta, Ilse Aigner. O encontro, nesta sexta-feira (20), marcará a criação do Laboratório Virtual da Embrapa no Exterior (Labex) na cidade alemã de Aachen, o primeiro da instituição naquele país.



Maior empresa de pesquisa agropecuária do Brasil, a Embrapa conta com laboratórios na América do Norte, na Ásia, na África e em outros países América Latina. O projeto foi iniciado em 1998, com o Labex dos Estados Unidos, para promover a cooperação internacional em pesquisas agropecuárias. Atualmente, o Labex Europa conta com mais duas extensões, uma em Montpellier (França) e outra em Harpenden (Reino Unido).



Mendes Ribeiro também se reunirá com a ministra da Agricultura da Rússia, Yelena Skytynnik, para tratar do embargo imposto pelo país à carne brasileira em junho de 2011. A reunião será na Embaixada da Rússia em Berlim. O objetivo da agenda é avançar nas negociações de liberação dos frigoríficos brasileiros para que voltem a exportar carne suína para a Rússia.



No domingo (22), o ministro brasileiro participa da Feira Internacional Anual para Agricultura – Semana Verde 2012, que começa hoje na capital alemã. Também estão previstos encontros com representantes da União Europeia e com empresas importadoras de carne do Brasil.



Rio +20



Durante o encontro, a Alemanha entregará ao ministro brasileiro um comunicado oficial de participação no Rio +20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, e um relatório final sobre as discussões do Fórum Global para a Alimentação e a Agricultura. O documento contém novas propostas para garantir a segurança alimentar e será submetido a debates na Conferência, em junho, no Rio de Janeiro.

Basf/Embrapa
Basf/Embrapa