Empresários estão menos confiantes em julho

A confiança dos empresários brasileiros e alemães caiu em julho. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revela que o indicador diminuiu de 66 pontos em junho para 63,4 pontos em julho. O otimismo dos empresários brasileiros é o mais baixo desde outubro de 2009.


Na Alemanha, o índice de confiança do investidor caiu 7,5 pontos em julho, fechando em 21,2 pontos, informou o Centro de Pesquisas Econômicas Europeias – ZEW (Zentrum für Europäische Wirtschaftsforschung). O indicador acabou abaixo da média histórica, de 27,4 pontos. De acordo com a entidade, o resultado mostra “um contraste gritante com a situação econômica do país. Os dados positivos sobre a atividade da indústria apontam para uma evolução positiva da economia alemã no segundo trimestre”.


Brasil


Na comparação com janeiro de 2010, o índice de julho teve queda de 5,3 pontos. Apesar da retração, o otimismo dos empresários ainda é considerado elevado. Segundo o gerente-executivo de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, a queda nas expectativas é reflexo da redução do ritmo de crescimento da indústria.


Dos 26 setores da indústria de transformação analisados, 21 registraram queda na confiança dos empresários em julho na comparação com junho. Os setores que tiveram maior redução foram o de couros e artefatos, papel e celulose, edição e impressão, química, limpeza e perfumaria e metalurgia básica. A pesquisa foi feita com 1.673 empresas, em 24 estados e no Distrito Federal, entre os dias 30 de junho e 20 de julho.


O ICEI varia de zero a cem e os valores acima de 50 indicam empresários confiantes.

Andrejs PidjassIDreamstime.com
Andrejs PidjassIDreamstime.com