Bosch apresenta novo sistema para embreagem


A Bosch, umas das líderes no fornecimento de tecnologias e serviços, está lançando o electronic Clutch System (e-Clutch), sistema que aciona eletronicamente a embreagem. Além de proporcionar mais conforto ao usuário, a tecnologia possibilita a economia de combustível, podendo chegar a um índice de até 5% em um circuito misto entre cidade e estrada.


Com o e-Clutch, o acionamento da embreagem é feito eletronicamente e a troca da marcha é realizada de forma manual. Com isso, o sistema apresenta características de conforto similares à de um câmbio automático, como o Stop&Go (anda e para em situações de tráfego intenso), Hill Assistance (saída em rampa) e o Park Assistance (assistente de estacionamento que possibilita engatar a primeira marcha e a ré sem pisar na embreagem).


Outro diferencial é a economia de combustível por meio do Idle Coasting (embreagem desacoplada), que entra em operação quando o usuário retira o pé do acelerador. Neste caso, a embreagem abre desacoplando o motor da transmissão (porém a marcha permanece engatada) de modo a aproveitar ao máximo a energia de movimento do veículo e reduzir o consumo de combustível.


A embreagem é reacoplada automaticamente quando o motorista pisa no freio ou no acelerador. Todas as variáveis do motor e da transmissão são permanentemente monitoradas pelo software, garantindo total segurança ao motorista e pleno funcionamento do sistema.


A previsão é que o e-Clutch esteja disponível no mercado em até dois anos, uma vez que pode ser adequado às plataformas dos veículos já existentes. Entretanto, o e-Clutch deve ser um dispositivo original de fábrica, pois não é possível instalar o sistema de acionamento eletrônico da embreagem no mercado de reposição.


Além do Brasil, a novidade está sendo desenvolvida e testada na Europa e na Índia.

Divulgação Bosch
Divulgação Bosch