Evonik fortalece sites produtivos na Alemanha


Novas unidades de produção, instalações com infraestrutura mais moderna, envolvimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D): em 2015, a investiu mais de 400 milhões EUR em suas fábricas na Alemanha. A maior parte dos fundos (em torno de dois terços) foi dividida entre os cinco maiores: Marl (centenas de milhões de euros), Hanau, Essen, Darmstadt e Wesseling (dezenas de milhões de euros em cada um deles).


“Nosso investimento em crescimento e modernização na Alemanha vai fortalecer a nossa posição em importantes mercados do futuro”, destacou Klaus Engel, presidente da Diretoria Executiva da Evonik. “Condições favoráveis para investimento não são dadas. Eu gostaria de ver um maior entendimento entre as autoridades pertinentes quanto à necessidade de tornar a nossa indústria mais competitiva, por exemplo, por meio da criação de melhorias na infraestrutura de transportes, pela transição para fontes renováveis de energia e pela expansão das redes digitais”.


A companhia planeja outros projetos de larga escala na Alemanha. Um deles é a construção de uma nova planta para a produção de copoliésteres especiais em Witten até 2018, com um investimento na casa dos dois dígitos de milhões de euros. Como parte da iniciativa global para a produção de silicones especiais, a Evonik pretende novamente investir na fabricação desses materiais em Essen. Além disso, um novo centro de pesquisas para silanos está em construção em Rheinfelden e deve ficar pronto em 2016.


No ano fiscal de 2014, 2,8 bilhões EUR ou 22% das vendas consolidadas foram geradas na Alemanha. A empresa emprega em torno de 21.000 pessoas em seu país de origem. O investimento na Alemanha concede à Evonik a oportunidade de recrutar pessoas motivadas e com alto nível educacional, além da vantagem da proximidade dos clientes importantes, centros de pesquisa de primeira classe e redes de produção integrada existentes nos sites.


Em Marl, o maior site mundial da empresa, com aproximadamente 7.000 funcionários, uma unidade de produção de matérias-primas do C4 foi concluída em 2015. Em Essen, a companhia iniciou a produção de dispersantes poliméricos em uma nova unidade de produção, além de expandir uma planta que produz silicones especiais.

Divulgação Evonik
Divulgação Evonik