Fábrica da Stihl no RS será ampliada

A multinacional alemã Stihl, que atua na fabricação de ferramentas motorizadas para os segmentos florestal, agropecuário e doméstico, anunciou que irá realizar novos investimentos para ampliar sua fábrica de São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre.

De 2011 a 2014, serão destinados R$ 518,5 milhões à unidade, que passará a produzir 95% dos cilindros para motores utilizados nas fábricas do grupo no mundo, incluindo Alemanha, Estados Unidos e China. Segundo o presidente da empresa no Brasil, atualmente esta produção é de 70%.

Assim, estima-se que a produção de cilindros cresça 56% até 2014. Cerca de 50% dos motores e ferramentas completas fabricados em São Leopoldo serão exportados.

Conforme a diretoria da Stihl, a fábrica brasileira foi escolhida para receber o investimento por conta da especialização da planta local, que responde a 10% do faturamento anual do grupo, estimado em mais de € 2,5 bilhões em 2011.

O governo estadual declarou que vai permitir o uso de créditos de ICMS acumulados pela empresa no pagamento de fornecedores localizados no Rio Grande do Sul. O governo justificou a concessão de benefícios fiscais pelo compromisso da Stihl de criar 645 empregos qualificados no período, além dos 1,8 mil funcionários existentes na planta.

Stihl
Stihl