Festo apresenta Aquatrônica


A Festo, multinacional alemã que fornece soluções em automação industrial, apresentou, no mês passado, durante a 43ª edição da WorldSkills – maior competição de educação profissional do mundo-, uma nova modalidade profissional: a Aquatrônica.


O novo curso de formação está em desenvolvimento na matriz da Festo e surgiu com o objetivo de formar profissionais para atuarem em plantas automatizadas para tratamento de água e efluentes, uma das preocupações da empresa em todos os países em que atua e, principalmente, devido às demandas cada vez maiores de reutilização da água em todo o mundo.


O profissional formado em Aquatrônica: Técnico Aquatrônico, Tecnólogo Aquatrônico e Engenheiro Aquatrônico, utilizará seus conhecimentos aprendidos em química, biologia e automação de processos contínuos para trabalhar exclusivamente no tratamento de águas residuais nos âmbitos municipal e industrial, que na maior parte do mundo ainda está em fase de desenvolvimento ou é inexistente.


Para Nader Imani, CEO e chefe de negócios na área de educação da empresa, será questão de tempo até que o mundo inteiro passe a aplicar esse novo curso. “Em 1991, quando falávamos em Mecatrônica, as pessoas diziam: ‘Meca o quê?’. Hoje, é uma profissão difundida em todo o globo”, afirma. O executivo ainda lembra que as projeções da ONU dizem que a demanda por água na África aumentará 500% até 2050. “Esse fenômeno se repetirá em todo o mundo”, diz para reforçar a importância do bom gerenciamento dos recursos hídricos.


Segundo Victor Teles, gerente da unidade de negócio da Festo Didactic, o profissional de Aquatrônica ainda não é formado pelas instituições de ensino, entretanto na Alemanha o conteúdo programático está em análise para aprovação no Ministério da Educação. “Aqui no Brasil estamos trabalhando junto ao departamento regional do SENAI Paraná para a implantação de algumas disciplinas nos cursos de meio ambiente, para em seguida partirmos em busca de outras instituições interessadas no tema e também o MEC”, explica.


Victor reforça que a Festo Brasil está em contato constante com os profissionais da Alemanha envolvidos na criação da Aquatrônica, reportando características específicas do nosso país para enriquecimento de conteúdo e adaptação às especificações brasileiras.


 

cc/flickr/javier jimenez
cc/flickr/javier jimenez