Lanxess investe US$ 10 mi em empresa americana

A Lanxess acaba de dar mais um passo em direção à sustentabilidade. A empresa alemã, líder mundial na produção de borracha sintética, investirá US$ 10 milhões na empresa americana de biocombustível e bioquímicos Gevo, com o objetivo de produzir isobuteno a partir de fontes renováveis.


O isobuteno é uma matéria-prima importante para a produção de borracha butílica e costuma ser produzido em fracionadores a vapor, que utilizam derivados de petróleo como insumo. Atualmente, a Gevo desenvolve um processo de fermentação capaz de produzir o composto orgânico isobutanol a partir de açúcares fermentáveis em biomassa, começando com o milho.


As duas empresas querem unir suas tecnologias para conseguirem produzir isobuteno a partir da desidratação do isobutanol. “Esses investimento e a cooperação proposta ampliam nossas opções futuras de fornecimento em relação ao histórico de volatilidade de preços de matéria-prima e consolidação dentro da indústria petroquímica”, disse Axel C. Heitmann, Chairman do Conselho de Administração da LANXESS.


Uma empresa verde


 Desde sua ciranção em 2005, a alemã Lanxess vem focando em tecnologias e processos sustentáveis. Borrachas sintéticas e aditivos de borracha que melhoram a eficiência em combustível de pneus de alta performance, por exemplo, foram desenvolvidos pela empresa.


A medida reduz o consumo de combustível e, consequentemente, a descarga de gás carbônico na atmosfera. Além disso, nos últimos dois anos a Lanxess conseguiu reduzir pela metade suas emissões diretas de gases nocivos, diminuindo o impacto no meio ambiente.

Divulgação
Divulgação