Lanxess planeja investimentos nos países do BRIC

A alemã Lanxess, uma das maiores fabricantes mundiais de borracha sintética, está aumentando seu portfólio de produtos e expandindo sua atuação na América Latina. Por meio da sua subsidiária Rhein Chemie, a empresa comprou a argentina Darmex, especializada em químicos e bladders – bexigas usadas para pressionar a borracha contra o molde e dar a forma final aos pneus.


“O portfólio de produtos altamente confiáveis da Darmex se encaixa perfeitamente na nossa estratégia de focar em soluções específicas para os nossos clientes dos mercados em crescimento”, declara Rainier van Roessel, membro do Conselho da Lanxess.


Todos os produtos produzidos pela companhia argentina passarão a ter o selo da Rhein Chemie. O valor da transação, no entanto, não foi divulgado.


Com duas fábricas na Argentina e uma no Uruguai, a Darmex já exporta 40% dos seus produtos para o Brasil, onde a Lanxess tem ampliado sua presença consideravelmente nos últimos anos. Para aumentar a produção de bladders, que passa a fazer parte do seu portfólio de produtos, a companhia planeja instalar uma fábrica no País, mais ainda não anunciou o local, nem a data.


Uma fábrica na China e outra na Índia também estão nos planos do grupo alemão.


Mercado


O mercado de bladders já movimenta € 300 milhões por ano. A expectativa é que a produção do produto cresça aproximadamente 5% por ano nos próximos 10 anos, impulsionada principalmente pelo aumento das classes-médias em países como o Brasil, China e Índia, que deverão consumir mais carros.

Divulgação / Lanxess
Divulgação / Lanxess