TAM e LAN criam maior empresa aérea latino-americana

 

 

As maiores companhias aéreas do Chile, a LAN, e do Brasil, a TAM, completaram seu processo de fusão, anunciado em 2010, formando assim a LATAM Airlines Group. Segundo um comunicado divulgado por ambas as empresas na última sexta-feira (22), o processo de intercâmbio de ações através do qual as empresas combinaram seus negócios e criaram a nova companhia aérea, considerada a maior da América Latina, foi concluído com êxito.

A conclusão da Oferta Pública de Ações (OPA), iniciada em maio, ocorreu após 99,9% dos acionistas da TAM trocarem seus títulos pelos da LAN, à proporção de 0,9 ação da aerolínea chilena por cada uma da brasileira.

"A criação deste grupo de empresas aéreas é uma oportunidade de tornar a América do Sul mais conhecida no mundo e permitirá que nos posicionemos em um cenário cada vez mais competitivo, resultante da continua consolidação do setor aéreo mundial", afirmou Enrique Cueto, vice-presidente executivo da recém-criada LATAM.

A LATAM irá oferecer conexões de transporte para passageiros para cerca de 150 destinos em 22 países e serviços de carga para cerca de 170 destinos em 27 países. No comunicado, as aerolíneas não especificaram em que aliança internacional de aviação permanecerá a nova empresa, uma vez que a TAM integra a Star Alliance e a LAN a Oneworld.

Ambas as empresas manterão seus atuais centros de operações em Santiago (LAN) e em São Paulo (TAM), além de continuar operando com suas respectivas marcas.

"O crescimento originado pela LATAM nos permitirá oferecer novos destinos para nossos clientes, criar mais oportunidades para nossos mais de 51 mil funcionários e gerar maior valor para os acionistas. Além disso, podemos incentivar a economia e o desenvolvimento cultural da nossa região, melhorando as conexões de voo para passageiros e o transporte aéreo de cargas na América do Sul e no resto do mundo", declarou Mauricio Rolim Amaro, vice-presidente da TAM e futuro diretor do conselho da recém-criada LATAM, de acordo com o comunicado divulgado.

A TAM é a maior aerolínea brasileira, com uma frota de 156 aviões de passageiros, e a LAN, a principal companhia do setor no Chile, com 125 aviões de passageiros e 14 aeronaves de carga e que alcançou lucro de US$ 320,2 milhões em 2011.

TAM Linhas Aéreas
TAM Linhas Aéreas