TÜV Rheinland certifica fogões e fornos


A TÜV Rheinland Brasil, subsidiária de um dos maiores grupos mundiais de certificação, inspeção e gerenciamento de projetos, é um dos OCP (Organismos de Certificação de Produtos) acreditados pelo INMETRO para avaliar a conformidade de fogões e fornos domésticos a gás que, desde agosto passado, só podem ser fabricados no Brasil ou importados com o selo de qualidade obrigatório.


A empresa já certifica mais de 15 modelos de fogões e fornos de clientes como Fischer e Franke, conforme determina a portaria 400/12 do órgão de metrologia. “Essa certificação engloba uma rígida auditoria na fábrica, a lacração de amostras para ensaios e também a verificação de toda a documentação do produto”, explica o analista de certificação da TÜV Rheinland Brasil, Fabio de Araújo.


De acordo com a companhia, são avaliados os processos produtivos, bem como a qualidade, a segurança mecânica e elétrica, e a eficiência e consumo energético dos equipamentos. Com tudo em conformidade, o produto recebe o selo de qualidade com validade de cinco anos, porém há auditorias anuais de manutenção do certificado.


Segundo Araújo, a partir de janeiro de 2017, passará a vigorar algumas alterações que podem fazer com que haja adequação dos produtos pelos fabricantes, a fim de atender novas exigências, como a redução do limite de temperatura superficial permitida atualmente. 

divulgação TÜV Rheinland
divulgação TÜV Rheinland