Wurth completa 40 anos no Brasil


A Wurth do Brasil anunciou, em comunicado à imprensa, que fará investimentos em três grandes projetos de expansão: ampliação dos centros de distribuição (CDs), da rede de lojas próprias e da fábrica de produtos químicos. A empresa, que comemora 40 anos no País, é originária do grupo alemão de mesmo nome e especializada na produção e venda de peças de fixação, produtos químicos, ferramentas e equipamentos de proteção individual.



“A expansão da Wurth no mercado brasileiro tem sido uma constante em sua história nestas quatro décadas. Começou em São Paulo comercializando a linha de produtos fabricados na Alemanha e de lá para cá implantou no Brasil um grupo que inclui indústria, vendas diretas por meio de uma rede de mais de 1.500 vendedores  e, mais recentemente, lojas próprias e e-commerce”, destaca o comunicado.



O texto afirma que a empresa decidiu investir mais de R$ 50 milhões em sua operação local. Deste total, R$ 25 milhões foram aplicados na automação e duplicação da capacidade de seu centro de distribuição, localizado em Cotia (SP). Além do mercado interno, o centro atende as exportações da empresa para a América Latina, que representam 4% do faturamento da companhia. Entre as inovações, a Wurth irá implantar um sistema de integração imediata do CD com os vendedores externos. Os pedidos serão enviados pelo celular dos vendedores e chegarão em tempo real ao centro, com o objetivo de ganhar mais agilidade na entrega.



“O grupo Wurth está muito confiante no Brasil. Temos mantido os investimentos locais em virtude dos bons resultados conquistados ao longo de quatro décadas de operação. Dobramos nossa operação duas vezes nos últimos seis anos e, desde então, nosso ritmo de crescimento tem sido de 20% ao ano”, ressalta Cesar Ferreira, presidente da Wurth do Brasil. O executivo, que está à frente da operação há 15 anos, projeta que o faturamento da empresa no País seja da ordem de R$ 500 milhões em 2012. Esse desempenho colocou a filial brasileira na posição de maior operação do grupo alemão fora da Europa.



Centros de distribuição e lojas próprias



A Wurth, conta, hoje, com três CDs em operação, em Cotia (SP),  Porto Alegre (RS) e Alhandra (PB). Ainda em outubro, deve inaugurar sua quarta unidade, em Goiânia (GO). Com investimento de R$ 10 milhões e estoque de seis mil itens, o novo CD irá abastecer as regiões Centro-Oeste e Norte e a empresa estima um faturamento R$ 100 milhões em 2013. “O objetivo do novo CD é reduzir o tempo de espera para reposição de peças, em nove estados dessas regiões, de 15 dias para 24 horas, e aumentar nossa competitividade com reduções do preço”, revela Ferreira.

O grupo alemão está investindo também na ampliação de sua fábrica de produtos químicos, localizada em Ponta Grossa (PR). A empresa, chamada AP Winner, foi comprada pela Wurth em 2005 e produz itens que atendem aos segmentos automotivo, industrial e de construção civil. O montante aplicado na ampliação é de R$ 30 milhões, e as obras deverão estar finalizadas em 2013. “Esta unidade abastece o mercado interno e também outros países da América Latina, além de Portugal e Espanha. O próximo investimento, já definido, é a implantação da AP Winner na China para atender todo o mercado asiático”, completa Ferreira, que responde também por esta operação. 



Outro foco de investimentos da Wurth, segundo o comunicado, é a ampliação da sua rede de lojas físicas. Hoje, a empresa tem oito lojas em funcionamento, seis das quais no estado de São Paulo, uma em Goiânia e uma em Porto Alegre. Até o final de 2012, o objetivo é chegar a dez unidades e, em cinco anos, totalizar 300 lojas.



O Grupo Wurth é formado por aproximadamente 400 empresas com presença em 84 países e mais de 66 mil colaboradores, sendo que, deste total, 320 mil são representantes de vendas. Em 2011, o grupo teve faturamento mundial de € 9,7 bilhões e crescimento de 12,3% no volume de vendas em relação ao ano anterior.

Divulgação Wurth
Divulgação Wurth