ZF promove inovação tecnológica entre seus parceiros


Na última semana, a ZF do Brasil, empresa responsável pelo fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis para o setor automotivo, realizou o 9º Encontro de Fornecedores de São Paulo (SP).



Durante o evento, que aconteceu no Senac Santo Amaro e contou com a participação de cerca 320 pessoas das empresas parceiras, a multinacional alemã premiou dez dos seus fornecedores, reconhecidos por sua atuação nos campos de inovação, tecnologia e desenvolvimento.



Entre as empresas premiadas, estão a Tractebel Energia S.A. (fornecedora de serviços de energia), que venceu na categoria “Sustentabilidade”, a GV Energy Associados, da categoria “Não – Produtivos” (serviços não relacionados à indústria), e a Zanaflex, vencedora na categoria “Produtivos” (produtos relacionados diretamente às operações industriais).



Além da premiação, a ZF aproveitou a oportunidade para destacar a necessidade de todo o setor automotivo investir em pesquisa e desenvolvimento de produtos.



“A competitividade atual do nosso mercado determina a busca por inovação. E a inovação não é algo que você ‘compra’ em algum lugar. É preciso trabalhar por ela, criar uma cultura dentro da empresa e fomentar iniciativas", disse o presidente do grupo no Brasil, Wilson Bricio.



Em seu discurso, Bricio destacou a Câmara Brasil-Alemanha como um canal direto para a aceleração do processo de inovação em pequenas e médias empresas e ressaltou que "trabalhar por uma gestão da inovação tecnológica é um caminho sem volta para o fornecedor”.



Já o diretor de Gestão de Materiais do Grupo ZF, Carlos Thenorio, salientou como a inovação pode servir para o crescimento conjunto da empresa e fornecedores. “Quando recebemos um produto cada vez mais completo, reduzimos etapas e processos industriais, e, consequentemente, os custos, mas nunca sem perder a qualidade. Por isso, estamos desenvolvendo meios para nossos parceiros profissionalizarem sistemas de inovação", disse.



Ainda, o executivo anunciou os planos da empresa de realizar uma missão de fornecedores para a Alemanha, com o objetivo de promover um intercâmbio de tecnologia entre empresas brasileiras e alemãs em 2012.



Antes da premiação, os executivos dos fornecedores assistiram à palestra “Inovação e Competitividade”, de João Fernando Gomes de Oliveira, diretor presidente do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). “A demanda por tecnologia no Brasil corre o risco de ser suprida não por empresas brasileiras, mas sim via importação. Por isso, o investimento em inovação deve estar na agenda do Brasil”, ressaltou.

Divulgação / ZF
Divulgação / ZF