Evento no Rio de Janeiro apresenta Bolsa de estudo na Alemanha para futuros líderes

Bolsa Chanceler Alemã para futuros líderes do Brasil (German Chancellor Fellowship for prospective leaders from Brazil), que é uma iniciativa da Fundação Alexander von Humboldt (AvH) e que chega em sua nova edição (2019/2020), terá sua apresentação oficial no Rio de Janeiro, no próximo dia 24 de junho (segunda-feira) na sede do DAAD (R. Prof. Alfredo Gomes, 37, Botafogo).

No evento, os participantes terão informações sobre a candidatura ao programa German Chancellor Fellowship, que é uma oportunidade única para jovens talentos, que, além de impulsionarem suas carreiras, recebem incentivo financeiro para capacitação profissional e pessoal na Alemanha. O projeto conta com o patrocínio da Chanceler da República Federal da Alemanha, possibilitando, assim, a oportunidade de apresentação de projetos para a Chanceler Alemã Angela Merkel.

Esse lançamento contará com a participação especial do Cônsul Geral da Alemanha do Rio de Janeiro, Klaus Zillikens; do Membro do Comitê de Seleção da Bolsa, Dr. Christian Roschmann e do representante da Fundação Alexander von Humboldt, Dr. Damian Grasmück, que vem ao Brasil exclusivamente para este momento. Essa apresentação, que é gratuita, estará aberta para todos os interessados na bolsa e é preciso se inscrever antecipadamente para participar do evento, que será seguido por um coquetel. O número de participantes é limitado.

A apresentação da Bolsa Chanceler Alemã para futuros líderes do Brasil é um evento da Fundação Alexander Humboldt em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, com apoio do Consulado Geral da Alemanha do Rio de Janeiro e do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico).   

Neste ano, a apresentação da Bolsa acontecerá também, em Porto Alegre (25 de junho), em Recife (26 de junho), e como de costume, em São Paulo (28 de junho).

Para as pessoas que não conseguirem comparecer aos eventos, realizaremos um webinar no dia 28 de junho às 13 horas (horário de Brasília) sobre a bolsa de estudos, os interessados poderão se informar melhor sobre o programa e tirar dúvidas.

A bolsa de estudo da Fundação Alexander Humboldt tem duração de um ano e as inscrições vão até o dia 15 de setembro de 2019. Para mais informações, acesse: www.humboldt-foundation.de/youngleaders  

Saiba mais:
O programa é destinado a jovens pesquisadores do Brasil, China, Índia, Rússia e Estados Unidos. A iniciativa da Fundação Alexander von Humboldt (AvH) concede ainda aos futuros líderes a oportunidade de realizarem um projeto de pesquisa sobre questões mundiais como convidados em cooperação com uma instituição-anfitriã da Alemanha. Com apoio do anfitrião, os bolsistas têm um ano para se concentrarem em seus objetos de estudo. A Bolsa Chanceler contempla várias áreas distintas, como Política, Economia, Mídia, Administração ou Cultura.

Formação superior completa, fluência em inglês ou em alemão são alguns dos requisitos da bolsa. Outra exigência é a apresentação de uma carta de recomendação de um mentor para a pesquisa, que pode ser de instituição de ensino privada ou pública. A ajuda mensal para os aprovados varia entre 2.150 e 2.750 euros, dependendo das qualificações. Cursos adicionais de alemão, suporte para a família acompanhar o bolsista e as despesas com viagem estão previstos na bolsa. Todos os requisitos podem ser conferidos no edital da fundação

A Fundação Alexander von Humboldt promove a cooperação acadêmica entre cientistas de excelência e acadêmicos do exterior e da Alemanha por meio de suas bolsas de pesquisa. Informações http://www.humboldt-foundation.de/

Serviço

Bolsa Chanceler para Futuros Líderes do Brasil – Evento Informativo Rio de Janeiro
Data: 24 de junho de 2019  
Horário: 18h00
Local:  DAAD 

Prof. Alfredo Gomes, 37, Botafogo, Rio de Janeiro / RJ
Inscrições pelo site: http://bit.ly/BolsaChancelerEventoRiodeJaneiro

Inscrições até dia 22 de junho | Limite de participantes