Brasileiros discutem segurança alimentar em Berlim

Os secretários brasileiros de Defesa Agropecuária, Francisco Jardim, e de Relações Internacionais, Célio Porto, estão em Berlim, Alemanha, para participar de reuniões e debates na Feira Internacional Anual para Agricultura – Semana Verde 2011.


Os dois já se reuniram com o chefe do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Serguei Dankvert, para discutir temas de interesse bilateral e concluir negociações de certificados sanitários de setores como carnes, lácteos, entre outros.


A programação da Feira começará nessa sexta-feira (21) em Berlim, e contará com palestras, exposições sobre o mercado de agricultura, alimentação e horticultura.


 Paralelamente ao evento principal, acontece, a partir desta quinta-feira (20) até sábado (22), a Cúpula de Ministros de Agricultura, na qual Porto representará o Ministro da Agricultura, Wagner Gonçalves Rossi, nas discussões sobre comércio global e segurança alimentar. Representantes de 47 países e da União Europeia também estarão presentes.


Para Porto, “o fórum será uma oportunidade de entender melhor as preocupações mundiais em relação à volatilidade dos preços agrícolas e seu impacto na segurança alimentar dos países mais necessitados”.


Ele ainda deverá, durante o evento, fortalecer a campanha do Brasil à Direção Geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO.


A Semana Verde, realizada desde 1926, é o único evento de caráter internacional que discute temas relacionados ao setor de agricultura, alimentação e horticultura.

Messe Berlin
Messe Berlin