Feira do Livro começa em outubro

Um dos principais encontros da literatura mundial começa na próxima semana na cidade de Frankfurt, na Alemanha. De 6 a 10 de outubro, mais de 7 mil expositores e 300 mil visitantes são esperados na Feira do Livro de Frankfurt para trocar informações, realizar negócios e conhecer as mais novas ferramentas digitais disponíveis no mercado, como os e-books e os smartphones.


Para a edição de 2010, os organizadores da feira criaram, em parceria com a Escola de Autores de Leipzig (Textmanufaktur Leipzig) e a plataforma digital Jovoto, um concurso de criação de histórias, que incentiva os autores a explorarem variadas ferramentas de multimídia, como vídeo e ilustrações, para contarem a história de forma mais atrativa. A competição ganhou o nome de “Flying Sparks” e está recebendo os trabalhos de autores, artistas, designers gráficos, cineastas, entre outros, desde agosto através do site da Jovoto. Os 12 melhores projetos serão anunciados na cerimônia de abertura do evento (5 de outubro) e receberão um prêmio no valor de € 5 mil.


Convidado de Honra


Desde 1988, um país é convidado para apresentar sua literatura nacional com destaque durante o evento.


Em 2010, a Argentina será a convidada de honra e levará à exposição 60 escritores cujas obras representam praticamente todas as facetas da literatura do país, entre eles, o poeta Juan Gelman e outros autores como Fabián Casas, Félix Bruzzone, Guillermo Martínes e María Teresa Andruetto. A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, estará presente na abertura oficial do evento.


O Brasil foi convidado, em junho deste ano, para ser o país-tema da edição de 2013 da Feira de Frankfurt.


 

Divulgação / Frankfurter Buchmesse
Divulgação / Frankfurter Buchmesse