Fusões e aquisições de TI saltam 124% no Brasil

Impulsionadas principalmente pelas redes sociais, pela comunicação móvel e pelos negócios envolvendo a segurança da informação, as operações envolvendo empresas do setor de tecnologia da informação (TI) saltaram, no Brasil, 124% nos primeiros três meses de 2011 em relação ao ano passado. De acordo com relatório da consultoria Ernst & Young, as fusões e aquisições do segmento movimentaram US$ 27 bilhões somente nesse período no País.


“O aumento está ligado à maior presença da tecnologia no dia a dia das pessoas. Essa tendência ajuda a impulsionar cada vez mais empresas a investir em áreas como Web 2.0, redes sociais e soluções de mobilidade”, enfatiza Ricardo Reis, da Ernst & Young Terco.


Na comparação com o mesmo período de 2010, as operações cresceram 26% e devem continuar fortes até o final do ano. Conforme a consultoria, as companhias maiores têm adquirido outras de menor porte visando desenvolver negócios com abordagens mais estratégicas e um portfólio mais completo.


Os segmentos com as maiores taxas de crescimento são o da computação em nuvem (cloud computing), telefonia móvel e a TV a cabo.


De acordo com Reis, o setor de TI costuma acumular recursos em caixa para realizar transações desse tipo. “Isso acontece por conta da própria dinâmica desse mercado, marcado por inovações constantes. Quando essas empresas têm recursos em caixa, forma-se um terreno fértil para aquisições e, assim, há mais chances de o setor continuar crescendo”, explica.

SXC
SXC