Futuro da indústria alemã em jogo


A indústria alemã precisará se adaptar a mudanças estruturais profundas até 2030, se quiser manter sua competitividade e assegurar sua posição de destaque no setor. É o que mostra um estudo feito pela Federação das Indústrias Alemãs (BDI), sobre as perspectivas para a geração de valor agregado no país.



Realizado em parceria com a empresa de estratégia para o futuro Z_punkt, o levantamento aborda tendências para as próximas décadas, em áreas como tecnologia, ciência e sociedade, e indica quais segmentos merecem mais atenção, e seus impactos na produção e geração de empregos. Segundo a BDI, o objetivo é discutir como reduzir riscos, aproveitar as oportunidades futuras e moldar as condições atuais para atingir esses objetivos.



A análise multissetorial listou 15 tendências a serem observadas pelas empresas, com destaque para: integração digital de processos, mudanças no perfil dos clientes, aumento da formação de alianças internacionais, personalização da oferta, diminuição da verticalização da cadeia de valor e maior participação da prestação de serviços.



“Empresas, políticos e sociedade precisam se preparar para as novas regras do jogo. O progresso e a competitividade só se manterão se houver cooperação intersetorial e multidisciplinar. Terá sucesso aquele que conseguir formar alianças estratégicas para o futuro”, afirmou Dieter Schweer, presidente da BDI.



Sobre a questão da mobilidade, um dos temas cruciais para o futuro, a entidade ressalta que, para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, “é necessário o apoio de uma rede global de serviços de comunicação e infraestrutura energética”. A convergência entre internet e Sistemas Intensivos em Software também irão permitir o surgimento de serviços inovadores, como as Smart Grids no abastecimento energético. O sistema de saúde também deverá passar por mudanças fundamentais que irão impactar na indústria e na geração de empregos, com o desenvolvimento da telemedicina e serviços de informação.



Ainda segundo o estudo, é preciso que os governos criem estruturas adequadas para dar suporte à transição energética, rumo a uma matriz baseada em energia limpa no país. 

Reprodução
Reprodução