Governo alemão anuncia novo presidente do Bundesbank

A chanceler alemã Angela Merkel já escolheu o novo presidente do Banco Central Alemão (Bundesbank). O atual chefe do departamento de política econômica e financeira do governo, Jens Weidmann, sucederá Axel Weber, que anunciou sua saída da instituição na semana passada, logo após ter retirado sua candidatura para a Presidência do Banco Central Europeu.




Merkel e os Ministros Guido Westerwelle (Relações Exteriores) e Wolfgang Schäuble (Finanças) comunicaram sua decisão à imprensa nesta quarta-feira (16). 




“Nós consideramos todas as opções e encontramos a equipe certa para garantir uma moeda forte e estável”, declarou a chanceler. 




Weidamnn, que tem 42 anos, é assessor pessoal de Merkel para assuntos econômicos desde 2006 e já se representou a Alemanha em negociações do G8 e do G20. Além disso, de 2003 a 2006, liderou o departamento de política monetária do Bundesbank. 




Para suceder o vice-presidente da instituição, Franz-Christoph Zeitler, que se aposenta esse ano, o governo escolheu Sabine Lautenschläger, que integra hoje o Escritório Federal de Controle Financeiro (BaFin). 



Lautenschläger e Weidmann assumirão seus postos em 1º de maio desse ano. 


REGIERUNGonline / Kluger
REGIERUNGonline / Kluger