Governo brasileiro fará pesquisa sobre imigração


A Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) e a EMDOC Serviços Especializados firmaram parceria para realização da pesquisa “Contratação de mão de obra estrangeira no Brasil: uma análise da experiência das empresas brasileiras”. O objetivo é entrevistar mais de 200 empresas que, nos últimos anos, contrataram trabalhadores imigrantes.

Segundo a SAE, o estudo é inédito no Brasil, já que apresentará a visão de um conjunto expressivo de empresas sobre as principais dificuldades nesse processo. “As informações são de grande importância para o aprimoramento da política de imigração, tema de relevância estratégica para o Brasil, pois a entrada de mão de obra estrangeira qualificada pode gerar, entre vários benefícios, melhoria na produtividade e na capacidade tecnológica do setor produtivo”, informa o comunicado da Secretaria à imprensa.

Ainda de acordo com a SAE, o estudo também será importante subsídio para o Grupo de Trabalho criado e coordenado pela SAE/PR. O Grupo avalia questões como: i) a relevância da imigração para o Brasil, ii) o potencial do País para atrair imigrantes, iii) o mercado de imigrantes no mundo, iv) as alternativas de trabalho para o estrangeiro no Brasil (requisitos e legislação migratória), e v) o procedimento atual para imigrar para o Brasil (fortalezas e debilidades da política migratória).
 

CCommons/flickr/Images of Money
CCommons/flickr/Images of Money